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Declaração de Impacto no Patrimônio

– Você já ouviu nesse documento? Não?
O CECI, através do Curso de Gestão de Restauro, justificando sua denominação como um centro de estudos avançados, traz aos profissionais da área da conservação do patrimônio cultural construído informações sobre o que seja a Declaração de Impacto no Patrimônio.
Vila Lessa, cidade de Penedo, Alagoas, 2015, durante uma visita técnica da turma da 15a edição do Curso de Gestão de Restauro.
Esse documento ainda não está disseminado entre os profissionais no Brasil. Basta colocar num site de busca o termo, entre aspas, para verificar que praticamente inexistem informações sobre o assunto. Entretanto, particularmente no Reino Unido e na Austrália, essa declaração já é uma conduta comum entre os profissionais e as entidades que lidam com a preservação do patrimônio cultural.
Trata-se de um documento técnico, produzido com a finalidade de demonstrar os possíveis efeitos de ações num bem com possibilidades de alterar a sua importância, seus atributos e seus valores de significância, expressos tanto na materialidade dos seus componentes construtivos, artísticos, sociais e ambientais como na composição/percepção dos espaços internos e externos, inclusive do entorno. O documento elenca os efeitos de ações diretas ou indiretas no bem, definindo os níveis dos impactos – visual ou físico, pequenas ou grandes repercussões. A declaração expressa as avaliações dos impactos que um bem é submetido a partir de propostas de intervenções (restauração, requalificação, reforma), permitindo a identificação de ações mitigatórias necessárias para se determinar os impactos que são ou não aceitáveis, para se evitar danos.
Numa Declaração de Impacto no Patrimônio devem ser declarados tanto os impactos negativos como os positivos, aferidos de modo a se cotejar quais medidas podem ser tomadas com vistas à minimizações para livrar o bem de riscos de danos. Este documento é indispensável para se suprir as entidades públicas e os interessados em geral de informações qualitativas quanto às ações propostas para um bem cultural. A Declaração de Impacto no Patrimônio pressupõe a existência de uma Declaração de Significância do bem objeto da avaliação.
A Declaração de Impacto no Patrimônio pode ser um documento com a finalidade de se resguardar um profissional ou uma entidade de judicialização em razão do dispositivo da nossa Constituição que diz no artigo 216, V, § 4º: Os danos e ameaças ao patrimônio cultural serão punidos na forma da lei. Na verdade, para os arquitetos e urbanistas, únicos profissionais com atribuições legais para intervir em edificações, conjuntos e sítios urbanos, reconhecidos como patrimônio cultural, a Declaração de Impacto no Patrimônio adquire uma importância de acautelamento na atuação profissional nessa área, porque em termos de patrimônio cultural, nosso ordenamento está orientado para uma posição de caráter fundamentalmente preventivo, voltada para o momento anterior à consumação do dano – ou mero risco (MIRANDA, p. 32, 2006).
Na modelagem da Declaração de Impacto no Patrimônio deve-se utilizar como interface a matriz de riscos ou matriz de probabilidades e impactos que é uma ferramenta de gerenciamento que permite identificar e visualizar quais são os riscos que devem receber mais atenção. A matriz é uma tabela que mostra as probabilidades de riscos potenciais, seja como oportunidades positivas e ameaças negativas. A matriz pode ser expressa numa tabela, preenchida com valores que mostram os níveis os riscos, dos impactos, podendo, na sua forma mais simples, estabelecer as classificações de alta, média ou baixa. Voltarei a este assunto noutra oportunidade, para apresentar os procedimentos básicos mais usuais para se modelar uma Declaração de Impacto no Patrimônio.
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MIRANDA, Marcos Paulo de Souza, in Tutela do Patrimônio Cultural Brasileiro. Editora: DEL REY SP, p. 32, 2006.
vila_lessa_penedo_2015– Você já ouviu nesse documento? Não?
O CECI, através do Curso de Gestão de Restauro, justificando sua denominação como um centro de estudos avançados, traz aos profissionais da área da conservação do patrimônio cultural construído informações sobre o que seja a Declaração de Impacto no Patrimônio.
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Vila Lessa, cidade de Penedo, Alagoas, 2015, durante uma visita técnica da turma da 15a edição do Curso de Gestão de Restauro.
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Declaração de Impacto no Patrimônio

vila_lessa_penedo_2015
– Você já ouviu nesse documento? Não?
O CECI, através do Curso de Gestão de Restauro, justificando sua denominação como um centro de estudos avançados, traz aos profissionais da área da conservação do patrimônio cultural construído informações sobre o que seja a Declaração de Impacto no Patrimônio.
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Autenticidade para quem?

tag-autentitcidade_aAutenticidade para quem? Com essa pergunta que não se cala, a Prof. Dra. Flaviana Lira participou de um debate com o Prof. Jorge E. L. Tinoco, sob a moderação do Prof. Dr. Fernando Diniz, no último dia 13 de mai. 2020. Numa sala virtual online, o evento contou com sala lotada em 100 participantes, onde as questões sobre autenticidade, integridade e significância das edificações de valor cultural, lançadas por Flaviana em seu artigo de mesmo nome, foram evidenciadas a partir de perguntas do debatedor e dos ouvintes.

Ouça o podcast em Outras Publicações.

 

Manutenção - o sequestro de uma palavra

manutencao_sequestro_palavra A palavra manutenção foi sequestrada do vocabulário pelos profissionais do restauro nas instituições públicas de preservação dos bens culturais construídos, assim como no âmbito da Academia.

Leia aqui ou ouça o podcast em Outras Publicações.

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Canteiro Didático - Edição de 2020

chamada_aO Curso Gestão de Restauro chama os interessados no Canteiro Didático para participar das atividades em novembro próximo (2020).

Inscrições abertas!

 

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Texto para Discussão - Volume 66

TxT_66_capa_minusLançado mais um número de Textos para Discução que trata do uso de maquetes e modelos reduzidos na formação de especialistas em conservação. O Centro de Estudos Avançados da Conservação Integrada - CECI, desde 2003, tem utilizado maquetes na formação especializada para a gestão de obras e serviços de manutenção, conservação e restauro de edificações de valor cultural. Leia mais...

 

Oficina de Produção, Conservação e Restauro de Azulejos Históricos

A OFICINA DE RESTAURO DE AZULEJOS tempo por finalidade o treinamento de profissionais e interessados em geral na manutenção, conservação e restauro de azulejos históricos.
É oferecido aos participantes o seguinte conteúdo teórico e prático:
TEORIA
1 - Breve história dos azulejos, onde é oferecida uma visão das origens dos revestimentos cerâmicos de paredes; o florescimento e desenvolvimento na Europa Ocidental, particularmente a zona Ibérica de Espanha e Portugal; as manifestações da cultura azulejar nas diversas regiões do Brasil.
Esse material teórico é enviado antecipadamente aos participantes em e-book, através de download na plataforma do www.cecieducacao.org.br.
2 – Produção de azulejos, onde são apresentadas as principais técnicas que aportaram no Brasil via Portugal nos diferentes períodos Colonial, Imperial e Republicano. São apresentadas as propriedades físico-químicas dos materiais e as principais técnicos/meios de produção,
Esse material teórico é enviado antecipadamente aos participantes em e-book, através de download na plataforma do www.cecieducacao.org.br
3 – Degradações e danos (patologias) em azulejos e métodos de documentação e levantamento e registros gráficos, iconográficos e fotográficos; métodos de investigações e análises de danos.
Esse material teórico é enviado antecipadamente aos participantes em e-book, através de download na plataforma do www.cecieducacao.org.br
PRÁTICA
1 – Práticas de intervenções de manutenção, conservação e restauro apresentando os protocolos básicos das boas práticas para a garantia da autenticidade e integridade dos azulejos históricos.
Prática em atelier com atividades de: elaboração de Fichas de Identificação de Danos – FIDs (case), método de desmonte e remonte, higienização, refixação de camadas em descolamento, faceamento, consolidação, refazimento de azulejos (unidades) pelos métodos a quente e a frio, pintura (ornamentação) com óxidos e vidrados de baixa fusão, enxertos, próteses, cuidados com o suporte e proteção superficial.
PROFESSORES
Edson Félix
Jorge E. L. Tinoco
Zeila Machado
ESCARIFICAOA OFICINA DE PRODUÇÃO, CONSERVAÇÃO E RESTAURO DE AZULEJOS tem por finalidade o treinamento de profissionais e interessados em geral na manutenção, conservação e restauro de azulejos históricos.
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Intercâmbio com ICOMOS-US

ICOMOS-US_thalita_Maitland_capitolA aluna do curso de Gestão de Restauro e arquiteta colaboradora Thalita Oliveira foi a indicada do CECI e selecionada pelo ICOMOS/US para trabalhar durante o verão de 2019 (mai/ago) no Museu de Arte e História de Maitland, na Flórida (EUA).

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Fortaleza dos Reis Magos (Natal/RN)

forte_reis_magos_pageA realização de visitas técnicas orientadas às obras de restauração em edificações de valor cultural é uma atividade regular do Curso Gestão de Restauro. Desde a 1ª edição no ano de 2003, alunos e profissionais em geral têm a oportunidade de verificar os níveis de atendimento aos protocolos básicos de gestão de obras e serviços de conservação e restauro.

ABSURDO - Danos ao patrimônio nacional !

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Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

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Sobre nós

O CECI tem como missão promover a conscientização, o ensino e a pesquisa sobre a conservação integrada urbana e territorial dentro da perspectiva do desenvolvimento sustentável. Suas atividades são dirigidas para a comunidade técnica e acadêmica brasileira e internacional.

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Estudo sobre o tombamento da cidade histórica, o plano de gestão dos seus bens patrimoniais e análise da estrutura urbana.

Pesquisa aplicada - Instalações Elétricas

cleats_transO CECI está ultimando os estudos da pesquisa aplicada sobre as instalaçãos elétricas originais da Basílica de Nossa Senhora da Penha do Recife, datadas de 1919, conforme pesquisa nos arquivos da PRONEB (Provínica de Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil). Um Texto para Discussão [volume 36] já foi publicado, tratando do caso da conservação dos componentes antigos das instalações elétricas da Penha.

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