Curso Conservação e Restauro

E-mail Imprimir

teste_calO curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural - Gestão de Restauro é um curso que visa proporcionar ao profissional o aprofundamento no saber, permitindo alcançar atualização e aperfeiçoamento para elevar o grau de competência técnico-profissional.

 

O Curso Gestão de Restauro visa proporcionar ao profissional o aprofundamento necessário para as práticas de obras e serviços em edificações de valor cultural, permitindo-o alcançar a atualização e o aperfeiçoamento para elevar seu grau de competência técnico-profissional. O modelo do curso é semelhante ao MBA (Master Business Administration), pós-graduação latu sensu, com carga horária acima de 360h – o curso atualmente está com 560 horas/aulas. A aplicação é semipresencial, onde o aluno passa de um a dois anos estudando disciplinas gerais para desenvolvimento das habilidades conceituais, humanas e técnicas para fazer gestão e gerenciar obras e serviços em edificações de valor cultural. Entretanto, o tempo de realização do curso dependerá do plano de curso que a pessoa vier adotar, se completo, ou seja, as 560 horas, ou por alguns módulos ou apenas alguns lotes.

 

Como recebemos muitas mensagens e telefonemas com dúvidas a respeito do Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural - Gestão de Restauro. Decidimos então prestar esclarecimentos que podem responder a maior parte das questões que nos chegam.

Aqui faremos duas coisas: primeiro responderemos algumas perguntas gerais e depois explicaremos passo a passo como se inscrever e matricular e acessar à Sala de Aulas. Se mesmo assim ainda restarem dúvidas sobre o curso ou houver alguma dificuldade, pode entrar em contato com a nossa secretaria ou coordenador técnico pelo e-mails: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e diretamente pelos telefones (81) 999987-9677 ou 99619-2970 (op. TIM).

1) As inscrições encontram-se abertas? Até quando posso me inscrever ?

As inscrições ficam permanentemente abertas, portanto é possível você fazer a inscrição a qualquer momento.

2) O curso é destinado para quem ?

O curso é destinado aos profissionais arquitetos e engenheiros, assim como aos demais profissionais técnicos em edificações que desejem se especializar em Gestão de Restauro.

3) E o que é Gestão de Restauro ou um Gestor de Restauro ?

A Gestão de Restauro é um conjunto de atividades destinadas à preservação do bem cultural construído, envolvendo serviços e obras de manutenção, conservação, restauro, requalificação e demais ações correlatas. O Gestor de Restauro é o profissional com reconhecida autoridade de conhecimentos sobre os conceitos, princípios, métodos e técnicas de administração e execução de serviços e obras em edificações e componentes construtivos e artísticos de valor cultural.

4) Há alguma seleção ou qualquer pessoal pode ser aceita no curso ?

Não é preciso se submeter a uma seleção, mas não é qualquer pessoa que pode fazer o curso. Para participar no curso é necessário enviar o currículo e a proposta do objeto de estudo (OE), juntamente com a inscrição.  Os formandos dos cursos de arquitetura e engenharias devem enviar o histórico escolar.

5) O que é o objeto de estudos (OE) ?

O objeto de estudos é uma edificação tema que a pessoa escolhe para utilizar nas atividades práticas durante o curso. Deve ser uma edificação de reconhecido valor cultural, mas, necessariamente, não precisa ser tombada ou protegida por lei. A ficha de inscrição tem os esclarecimentos necessários à apresentação do OE. Saiba mais sobre o OE

6) O curso é de pós-graduação ?

Sim, pois visa proporcionar ao profissional o aprofundamento do saber, permitindo alcançar atualização e aperfeiçoamento para elevar o seu grau de competência técnico-profissional. O modelo do curso é semelhante ao MBA (Master Business Administration), com carga horária acima de 360h (o curso está atualmente com 560  horas/aula), sendo em tempo integral, onde o aluno passa de um a dois anos (no caso 19 meses) estudando disciplinas gerais para desenvolvimento das habilidades conceituais, humanas e técnicas para fazer gestão e gerenciar obras e serviços em edificações de valor cultural. o tempo de realização do curso dependerá do plano de curso que a pessoa vier adotar, se completo, ou seja, as 560 horas, ou por alguns módulos ou apenas alguns lotes.

7) O curso é reconhecido pelo MEC ?

Não, porque o curso não se destina à formação acadêmica do profissional, mas às práticas profissionais de obras e serviços de conservação e restauro. Como o corpo docente também é formado por mestres de ofícios e mestres de obras de restauro, o MEC não reconhece esses profissionais como aptos a atuarem como professores em cursos de pós-graduação.

8) Qual é o certificado que é oferecido ?

São oferecidos dois tipos de certificados: (1) o Certificado de Capacitação para quem se submeter às avaliações quanto a elaboração de trabalhos, investigações, experimentos, testes, relatórios com participação obrigatória no módulo presencial e nas visitas técnicas orientadas; (2) o Certificado de Participação, em nível de extensão universitária, para quem deseja apenas obter informações sobre as práticas de obras e serviços e não deseja se submeter às avaliações sistemáticas. É necessário apenas ter uma frequência mínima às aulas de 75% da carga horária total. Ambos os certificados são emitidos pela UFPE e CECI.

9) O curso mudou em relação às outras edições ?

Sim. Além de ter a carga horária ampliada para 560 horas, o curso agora é modulado em lotes de aulas e atividades. A pessoa planeja o curso (atividades) de acordo com as suas necessidades profissionais.

10) Como faço para planejar as minhas atividades no curso de modo que eu ?

Após fazer a sua inscrição, você receberá o programa de aulas e atividades do curso, assim como uma sugestão de plano de curso que pode ser ajustada às suas necessidades.

11) Posso fazer somente os módulos à distância ou módulo presencial do curso ?

Sim, você pode optar por afazer apenas o módulo à distância, assim como só o módulo presencial. O curso está desenvolvido de modo a atender as necessidades dos interessados em adquirir conhecimentos especializados em serviços e obras em edificações de valor cultural e em componentes construtivos e artísticos históricos.

12) Qual o valor do Curso Gestão de Restauro ?  Eu posso parcelar ?

O valor é diretamente proporcional à modelagem das atividades do seu plano de curso, ou seja, pago a cada atividade a ser desenvolvida, lote por lote de aulas. Sim, o valor pode ser parcelado.

13) O CECI oferece bolsa de estudos ?

Não.  Os interessados devem buscar financiamento, patrocínio ou bolsa de estudos em outras instituições e empresas de fomento.

14) Como se faço para me inscrever ?

Acesse este link: http://www.ceci-br.org/ceci/br/treinamento/cursos/ restauro-cursos/711-16a-edicao-do-curso-gestao-de-restauro.html e clique no botão QUERO INSCREVER-ME.

15) Os pagamentos são feitos por Módulos ou por lotes?

Após a inscrição e a matrícula, os pagamentos são feitos por lotes de aulas. Entretanto, o(a) aluno(a) pode optar por um pagamento integral ou parcial (p/Módulo). No caso de opção por pagamento integral há um desconto de 12%. No caso de pagamento parcial, o desconto de é de 6%, excetuando, em ambos os caso, o valor correspondente ao módulo presencial.

16) Qual o tempo mínimo desempenhar as atividades no Curso?

O tempo mínimo para desempenhar as atividades de um Lote de aulas varia conforme a dedicação de cada aluno(a). Como se trata de um curso EaD, cada um faz seu horário de estudos. Pela experiência, atendendo uma dedicação normal, a maioria dos aluno(a)s levam 30 dias p/lote. Mas, há que consiga fazer até dois com dedicação exclusiva.

17) Como é a estadia durante as aulas presenciais?

O sítio histórico de Olinda tem inúmeras pousadas, hotéis, hostels e quartos em casas de família. Alguns aluno(a)s reúnem um grupo e alugam uma casa ou apartamento por temporada, ficando essa opção bem favorável.

18) O curso pode ser feito totalmente à distância?

O(a) aluno(a) pode optar por fazer apenas os módulos à distância. Neste caso, o Módulo III, referente às aulas presenciais, será susbtituído por um conjunto de experimentos e testes sobre gestão de obras e serviços. O(a) aluno(a) deverá obter a média 7, semelhante ao exigido para as aulas presenciais e à obtenção do Certificação de Capacitação.


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: O Curso de Gestão de Restauro do CECI-Educação é o único curso de pós-graduação latu sensu, semipresencial na América Latina que tem como  objetivo de capacitar profissionais para a gestão de obras e serviços de manutenção, conservação, restauro, requalificação e demais ações correlatas em edificações de valor cultural.

VEJA ÁLBUM DE FOTOGRAFIAS DAS EDIÇÕES PASSADAS

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home