Poesia das Pedras

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Escultura de Hamilton Martins

Foi um sucesso o workshop Poesia das Pedras, realizado no dia 23/abril/2005 pelo CECI.

As atividades contaram com profissionais arquitetos, engenheiros, arqueólogos, historiadores e estudantes num total de cinqüenta participantes. Os trabalhos tiveram a orientação dos professores e instrutores do CECI: arquiteto Prof. Dr. Roberto Araújo; arqueólogo Ulysses Pernambucano; escultor e mestre canteiro Hamilton Martins; arquitetos especialistas Fábio Cavalcanti, Carmen Muraro e Jorge Eduardo Tinoco.
A primeira edificação estudada foi a Igreja de Nossa Senhora da Guia, no município de Lucena – PB, erguida originalmente em 1591 como um forte para vigiar aquela parte do litoral norte paraibano. Essa igreja foi concluída na segunda metade do século XVIII e é uma construção em pedra calcária, com um efeito plástico que caracteriza o estilo barroco de inspiração tropical (uma das únicas do gênero no Brasil). No seu interior a ornamentação, em calcário, inspirou-se no estilo rococó.
Com a saída dos carmelitas, em meados do século XIX, o Santuário da Guia ficou em ruínas e o convento foi demolido, ficando apenas os alicerces e as amarrações do telhado. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional- IPHAN restaurou a igreja e re-urbanizou toda a área adjacente do prédio, recuperando as características do Santuário de Nossa Senhora da Guia, nos tempos do período colonial. www.onorteonline.com.br

 

Adro da Igreja da Guia

Visão do arco cruzeiro e parte da capela mor

A segunda visita de estudo foi à Fortaleza de Santa Catarina, localizada em Cabedelo, cidade vizinha a João Pessoa, (±18 km) e representa o testemunho das lutas de libertação do país contra as grandes expedições dos invasores. Essa edificação foi palco de uma série de batalhas memoráveis. É um monumento em pedra, construído no século XVI. Tomada pelos holandeses em 1637, a fortaleza foi recuperada pelos portugueses em 1645 erguendo-se como uma sentinela em defesa da costa paraibana. Atualmente, a fortaleza é o retrato vivo das grandes construções militares do passado. Encontra-se restaurada e seu bom estado de conservação e fruto de uma manutenção diária pelo pagamento de ingressos dos visitantes. www.pbnet.com.br

 

Vista áerea da fortaleza no Porto de Cabedelo

Participantes do workshop analisando o contexto das intervenções de restauro na Praça de Armas

A visita seguinte foi às ruínas da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré do Almagre, construção do século XVIII, tombada pelo IPHAN desde 1938 como ruínas, localizada na Praia do Poço, ainda em Cabedelo. Nesta visita o arqueólogo Ulysses Pernambucano e a arquiteta Carmen Muraro apresentaram as pesquisas e os estudos para recuperação desse bem através da anastilose.

 

Ruínas do Almagre em 1938 (?). Atualmente, a capela mor e a cabeceira da nave com o arco cruzeiroe e os altares laterais estão ao rés-de-chão (desabamentos sucessivos ao longo desses 65 anos)

Interpretação da cantaria no contexto dos estudos para anatilose

O Conjunto Franciscano de João Pessoa foi a última atividade dos trabalhos. Formado pelo Convento de Santo Antônio e Igreja de São Francisco, o conjunto é, sem dúvida, um dos mais destacados bens culturais do Nordeste do Brasil. Situado na parte alta da cidade, concluído em 1770, o conjunto causa impacto pela sua grandiosidade e pela beleza de seu acabamento, que inclui talhas em madeira recobertas de ouro e a rica cantaria em pedras como tipos portugueses e orientais, influência da colonização portuguesa na China. A beleza do barroco também se expressa na delicadeza dos azulejos que formam os painéis frontais e retratam a paixão de cristo no adro. Totalmente recuperado na década de 1980, o Conjunto de São Francisco foi transformado em centro cultural. www.paraibapb.com.br

 

Grupo do Poesia das Pedras

Nave da Capela da Ordem 3a de São Francisco

 

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