Qualificação de Taxistas e Condutores de Turismo Recife

E-mail Imprimir

O Projeto de Capacitação e Qualificação de Taxistas e Condutores de Turismo Recife – Olinda encontra-se em fase de conclusão pelo CECI. Recentemente foi entregue ao órgão contratante, a 5ªSR/IPHAN, os bonecos dos produtos contratados, que consistem em cartazes e flyers de divulgação do projeto, guias ilustrados com roteiros nas cidades históricas de Recife, Olinda, Itamaracá, Igarassu e Jaboatão dos Guararapes, além de encartes de monumentos históricos tombados pelo IPHAN.

Todo o material produzido é bilíngüe e há três distintas versões: português e espanhol, português e francês e português e inglês. A idéia é que, posteriormente, o acervo final seja traduzido para a versão braile e seja ampliado o conjunto dos monumentos abordados nos encartes.

Os guias apresentam roteiros de visitação para os turistas, com opções de caráter histórico-cultural, gastronômico e artístico. A proposta é que esse material seja distribuído apenas aos taxistas e condutores de turismo credenciados previamente pelo IPHAN. Os encartes, por sua vez, apresentam informações históricas e arquitetônicas sobre os bens patrimoniais, destacando sua técnica construtiva, seu partido arquitetônico, os elementos artísticos a eles integrados e sua relevância no conjunto do acervo cultural de Pernambuco. Além do corpo textual, os encartes também trazem fotos atuais dos detalhes arquitetônicos mais interessantes e suas plantas arquitetônicas. Esse material poderá ser adquirido pelos turistas e visitantes nos monumentos e em pontos de informação turística.

Por se tratar de um projeto piloto do IPHAN,  que deverá ser expandido pelo restante do país, as peças estão sendo cuidadosamente elaboradas, tendo em vista o público-alvo em questão - turistas e visitantes. Por esse motivo, o meio de expressão e comunicação é o mais acessível e inteligível possível. Além disso, a concepção do projeto foi sintetizada no título “Rotas do Patrimônio”, o que facilita o entendimento da proposta.

Esse projeto merece destaque por se tratar de um produto direcionado ao terceiro setor, e por nele serem contemplados os monumentos e os sítios históricos tombados pelo IPHAN. Assim, além de realçar a importância desse conjunto arquitetônico e urbanístico do Estado de Pernambuco, o projeto deverá ajudar a despertar e a sensibilizar a população para o desfrute do rico acervo em exposição. A coordenação dessas atividades pelo CECI encontra-se sob a responsabilidade das arquitetas Juliana Barreto e Flaviana Lira.
 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Qualificação de Taxistas e Condutores de Turismo Recife