Congresso da ABRACOR

E-mail Imprimir

O CECI participou ativamente do XIII Congresso da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais - ABRACOR, que se realizou na cidade de Porto Alegre/RS, entre os dias 13 a 17/abril/2009.

O evento contou com o apoio da ACOR-RS (Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul) e teve como tema central a discussão sobre a Preservação do Patrimônio Cultural: Ética e Responsabilidade Social.

Foram apresentados e discutidos no congresso os seguintes pontos:

- A ética e a responsabilidade social na preservação do patrimônio cultural;

- As ações que privilegiam o desenvolvimento sustentável do meio-ambiente por meio da articulação da preservação do patrimônio cultural com seus diversos atores: o poder público, os profissionais da área e a comunidade;

- A formação acadêmica e a atuação profissional do conservador-restaurador;

-  As políticas direcionadas à conservação do patrimônio cultural brasileiro, enfatizando aquelas voltadas à segurança contra o tráfico ilícito de obras.

Assim, foi apresentado um panorama geral do estado da arte da conservação e restauração de bens culturais no Brasil e no exterior, discutindo-se e disseminando-se pesquisas e estudos de casos nas áreas relacionadas à ciência da conservação e restauração. Participaram profissionais egressos de diferentes campos disciplinares, como conservadores-restauradores, bibliotecários, encadernadores, arqueólogos, paleontólogos, arquivistas, historiadores, museólogos, arquitetos, artistas plásticos, entre outros.

O CECI foi representado pela arquiteta e pesquisadora Rosane Piccolo com a apresentação de cinco trabalhos desenvolvidos por esta instituição e por seus membros:

Bens Patrimoniais de Água Branca, Olho Dágua do Casado e Delmiro Gouveia: Identificação, Caracterização e Proteção, de autoria de Ana Rita Sá Carneiro, Rosane Piccolo, Silvio Zancheti, Virginia Pontual.

Os Limites do Restauro: Impasses Projetuais, de autoria de Franciza Toledo, Jorge Eduardo Tinoco, Marina Russel, Rosane Piccolo, Silvio Zancheti.

Divulgação e Interpretação do Patrimônio: O Pátio de São Pedro no Recife, de autoria de Magna Milfont, Mônica Harchambois, Renata Cabral, Rosane Piccolo, Virginia Pontual.

Metodologia para a Identificação e Autenticação do Patrimônio Cultural, de autoria de Flaviana Lira, Magna Milfont, Mônica Harchambois, Renata Cabral, Rosane Piccolo, Virginia Pontual, Silvio Zancheti.

Da Autenticidade nas Cartas Patrimoniais ao Reconhecimento das suas Dimensões na Cidade, de autoria de Flaviana Lira, Rosane Piccolo Loretto, Sílvio Zancheti.

Além disso, Rosane Piccolo participou da mesa redonda “Formação Profissional” com a palestra referente ao Curso de Gestão e Prática de Obras de Conservação e Restauro do Patrimônio Cultural do CECI.

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Congresso da ABRACOR