Encontro Luso-Brasileiro

E-mail Imprimir
jornadaUCP O CECI teve a oportunidade de participar no ano de 2011 do 1o Encontro Luso-Brasileiro de Consevação e restauro, realizado pela UCP, onde apresentou a comunicação Teoria e Prática da Conservação no Uso de Materiais e Técnicas Tradicionais – As Experiências do CECI que será publicada em breve nas atas do Encontro.

O 1o Encontro Luso-Brasileiro de Consevação e restauro foi realizado pela UCP nos dias 26 e 27 de setembro/2011 na cidade do Porto (Portuga)l. O Prof. Jorge E. L. Tinoco, convidado por aquela Universidade através da Prof. Dra. Eduarda Vieira para apresentar uma comunicação, abordou o tema: Teoria e Prática da Conservação no Uso de Materiais e Técnicas Tradicionais – As Experiências do CECI que será publicada em breve nas atas do Encontro.

O Encontro teve por objetivo reunir experiências, de práticas de conservação e restauro e de investigação desenvolvidas em Portugal e no Brasil. Participaram investigadores de várias instituições e de diversas áreas temáticas, desde os materiais inorgânicos à pintura, escultura, às artes decorativas e o ornamento, com o enfoque em diferentes perspectivas, nomeadamente os estudos laboratoriais, a conservação preventiva, os métodos de registo de imagem, o ensino da conservação e restauro, entre outros aspectos.

Tinoco apresentou o CECI como uma organização do terceiro setor, não-governamental. Fez uma narrativa sobre os materiais e as técnicas construtivas no Brasil/Pernambuco, apresentando as origens, os mestres artífices e os principais ofícios tradicionais.  Mostrou a pertinência do uso dos materiais e técnicas construtivas tradicionais na conservação e restauro do patrimônio construído com um dos fatores de intervenções sustentáveis e inteligentes. Apresentou três experiências exitosas do CECI no âmbito das intervenções de conservação a partir dos estudos e práticas ao longo das onze edições do Curso de Gestão de Restauro e da prestação de serviços especializados executados pela Instituição.

tinocoUCP_1 tinocoUCP_2
O Prof. Jorge E. L. Tinoco apresentando a comunicação do CECI. Img.: UCP Mesa de comunicações presidida pelo Dr. João Coroado, e os palestrantes Prof. Jorge E. L. Tinoco, Profa. Dra. Eduarda Veira, Dra. Paulo Monteiro e Dra. Tereza Toledo de Paula. Img.: UCP

Após o Encontro, a Dra. Eduarda e a sua orientanda de doutorado, Cláudia Emanuel, possibilitaram vários contatos com profissionais portugueses na área do restauro eda  produção de azulejos históricos e cerâmica tradicional. Foram visitados o Centro de Artes - CEARTE, em Aveiro, onde o Prof. Fernando José Morgado apresentou as instalações do Centro e as principais etapas e procedimentos de feitura de azulejos históricos; no Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica - CENCAL, na cidade de Caldas da Rainha (Leiria), o Dr. Octávio Félix de Oliveira apresentou as modernas instalações do Centro cujo ensino e produção é motivo de orgulho e admiração.

tinocoUCP_5 tinocoUCP_6
CEARTE em Aveiro (PT). Img.: J. Tinoco. Prof. Fernando José Morgado explicando os procedimentos de feitura de azulejos portugueses tradicionas. Img. J. Tinoco
tinocoUCP_9 tinocoUCP_10
Professor João Pedro Ferreira, do CEARTE, explicando as proporções do traço para a preparação da argila da chacota de um azulejo histórico tradicional. Img. Cláudia Emanuel. Foi apresentado todo o processo de elaboração de uma chacota, desde a preparação da argila até a feitura na plaqueteira. Img.Cláudia Emanuel.
tinocoUCP_3 tinocoUCP_4
Laboratório do CENCAL. A Dra. Cláudia Emanuel e o  Prof. Jorge E. L. Tinoco, conversam com a chefe do laboratório sobre vidrados de baixa temperatura para a feitura de azulejos históricos. Img.: Rui Vieira.
Sala de aulas práticas do CENCAL, onde se observam os mais modernos equipamentos a disposição dos alunos. Img.: Rui Vieira.

 

Visitou-se o atelier do restaurador Luis Rosa nas cercanias de Tomar. Lá foi possivel presenciar a restauração de um silhar de azulejos (a frio) de um monumento de Coimbra,elaborada com um misto de emprego de materiais tradicionais e sintéticos.

tinocoUCP_7 tinocoUCP_8
Atelier de Luis Rosa, amplo espaço para restauração de bens artísticos móveis e integrados, com excelentes instalações e equipamentos. Prof. Jorge E. L. Tinoco ladeado pela Dra. Eduarda Vieira e Cláudia Emanuel com Luiz Rosa e Rui Vieira a direita e auxiliares de restauração. Img.: Jorge Tinoco. Trabalhos de restauração de silhares de azulejos. Img.: Rui Vieira.

 

 

 

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

Você está aqui: Home Notícias Encontro Luso-Brasileiro