As partes do Conjunto

E-mail Imprimir

O conjunto arquitetônico tem uma área de projeção construída de 3.349 m² em um terreno com 28.190 m², portanto, com uma taxa de ocupação de 11,87% (Figura 1.1). A área total construída é de 6.294 m², contabilizando os anexos. O Conjunto Franciscano de Olinda é uma edificação de três andares, que pode ser dividida em dois setores: o Convento Franciscano e a Ordem Terceira. A interseção desses dois setores encontra-se na passagem da Igreja de Nossa Senhora das Neves para a capela de São Roque (fig.1.2).

Figura 1.2: O Conjunto Franciscano e a cerca conventual Figura 1.2: Pavimento térreo
Figura 1.2: O Conjunto Franciscano e a cerca conventual Figura 1.2: Pavimento térreo
Figura 1.3: Áreas do pavimento térreo
Figura 1.3: Áreas do pavimento térreo

O pavimento térreo é composto por três áreas (Figura 1.3). A primeira área é privativa dos frades e funcionários do Convento. É composta por cozinha, refeitório, despensa, depósitos, sanitários e garagem. Também fazem parte dessa área a copa e a biblioteca, acessível, também, aos professores e estudantes do curso do Instituto Franciscano de Teologia de Olinda (IFTO).

A segunda área, aquela aberta à visitação pública, inicia-se pela portaria do Convento, seguindo pelo parlatório. Esse ambiente dá acesso ao auditório, à circulação do terraço, ao claustro e ao primeiro andar, restrito aos frades. O claustro, por sua vez, dá acesso à Capela de Santa Ana, à capela do Capítulo, ao corredor de circulação que leva à sacristia e à nave daIgreja.

A terceira área corresponde à Ordem Terceira, que encontra-se à esquerda da igreja, ou seja, no lado norte do Conjunto. Apenas à nave e à capela-mor de São Roqueé permitido o acesso do público. A sacristia e suas dependências, a capela do Senhor, a portaria, o auditório e o pátio são de acesso restrito aos membros da Irmandade. No segundo pavimento da Ordem Terceira, encontram-se apenas o consistórioe a presidência.


'Figura 1.4: Áreas do primeiro pavimento Figura 1.5: Segundo pavimento
Figura 1.4: Áreas do primeiro pavimento Figura 1.5: Segundo pavimento

Os primeiro pavimento é de uso exclusivo dos frades e dos estudantes e professores do IFTO. O primeiro pavimento possui áreas privativas aos frades, com suas celas, rouparias e depósitos. Há ainda uma área destinada ao IFTO, com três salas de aula, secretarias e sala dos professores e áreas comuns. Existem ambientes de uso comum para frades, professores e estudantes (Figura 1.4). O segundo pavimento é de uso restrito aos frades do Convento e é composto por celas dos residentes, para visitantes religiosos, além de banheiro, biblioteca e sala de recreação (Figura 1.5).

 
Você está aqui: Home O Convento Franciscano As partes do conjunto