Textos para Discussão

Texto para Discussão - Volume 63

E-mail Print
There are no translations available.

capa_texto63Teoria da Restauração e os desafios para se resgatar os espaços litúrgicos históricos é o Texto para Discussão que o CECI acaba de lançar para discutir as diretrizes adotadas para a elaboração do "Projeto de Conservação e Restauração dos Componentes Construtivos e Artísticos Integrados e Aplicados da Igreja de São Pedro dos Clérigos do Recife". O Texto está editado na Série II – Gestão de Restauro, e é de autoria do arquiteto Jorge Eduardo Lucena Tinoco.

Read more...
 

Texto para Discussão - Volume 62

E-mail Print
There are no translations available.

capa_TxT62_1 Lançado o Texto para Discussão, o número 62, da Série II - Gestão de Restauro, da arquiteta Laura Lima de Souza, ex-aluna da 14a edição do Cursos de Gestão de Restauro do CECI. O texto tem como tema: "Plano de Gestão de Restauro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo de São Paulo".

O texto é apresentado em prefácio por Jorge Eduardo Lucena Tinoco, arquiteto especialista e atual Diretor Geral do CECI, trata de um tema muito pouco abordado no âmbito da conservação do patrimônio construído – planos de gestão de obras. Segundo Tinoco, a elaboração de planos de gestão de restauro para obras e serviços em edificações de valor cultural ainda é uma novidade. Há mais de dez anos o CECI vem aplicando o Curso de Gestão de Restauro para profissionais das áreas de Arquitetura e Engenharia, sempre exigindo, entre outras atividades, para outorga do certificado de capacitação, a elaboração de um plano de gestão de restauro para uma edificação de valor cultural que será submetida aos procedimentos manutenções ou às intervenções de conservação e restauro.

Continua o especialista, o Plano de Gestão de Restauro da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, edificação protegida por lei, localizada no Centro Histórico da Cidade de São Paulo – SP, em boa hora, vem esclarecer aos profissionais especialistas em conservação do patrimônio cultural construído a questão comum de se confundir especificações, cadernos de encargos e planilhas orçamentárias de projetos executivos como documentos suficientes para se garantir a qualidade de uma obra ou serviço. De fato, tais documentos são necessários à modelagem do projeto executivo das intervenções que se pretende empreender. Mas, eles não garantem que as obras e os serviços serão executados com as qualidades indispensáveis a uma edificação com status de bem cultural. A prática tem mostrado que, as indicações e recomendações constantes em editais de licitação, restringido acesso de empresas e profissionais desqualificados, não têm sido suficientes para essa garantia. Aliás, como esperar resultados de satisfatórios de excelência onde não é considerada a modalidade de escolha pela melhor técnica no menor preço durante os certames de contratações de obras?

Leia outros Textos para Discussão

 

Texto para Discussão - Volume 61

E-mail Print
There are no translations available.

txt61-CAPA Mais um volume do Texto para Discussão, o número 61, da Série II - Gestão de Restauro, do Profa. Dra. Karla Nunes Penna e da Prof. Dra. Elizabeth Taylor. O texto tem como tema: "Benefits of using qualitative ethnographic methodology in the evaluation of preservation training programs performance in developing countries: a case study of the northeast region of brazil".

Read more...
 

Texto para Discussão V. 60

E-mail Print
There are no translations available.

TXT_60-CAPAmO CECI lança mais um Texto para Discussão, o número 60, da Série II - Gestão de Restauro, do arquiteto Pedro Murilo Gonçalves de Freitas e da Prof. Dra. Regina Andrade Tirello. O texto tem como tema:  A SÍNTESE GRÁFICA NO PROCESSO DE PROJETO DE RESTAURAÇÃO ARQUITETÔNICA.

Read more...
 

Attributes Of Modern Architecture And Conservation Action

E-mail Print
There are no translations available.

txt59The CECI launches another Texts for Discussion Series managed restoration - vol.59

Read more...
 

Monitoramento da Gestão da Conservação Urbana

E-mail Print
There are no translations available.

txt56O Monitoramento da Gestão da Conservação Urbana é um tema do momento econômico por que passam os principais centros urbanos do país.
Read more...
 

Declaração de Significância de Exemplares da Arquitetura Moderna

E-mail Print
There are no translations available.

txt57O tema "Declaração de Significância" é abordado em mais um Texto para Discusão (Volume 57) lançado pelo CECI.

Read more...
 

A Teoria Contemporânea da Conservação e a Arquitetura Moderna

E-mail Print
There are no translations available.

A teoria da conservação sofreu uma grande reformulação nos últimos vinte anos. O seu foco mudou da busca da conservação das características físico-materiais para a conservação da significância ou dos valores. Esse movimento foi iniciado por Cesare Brandi, ganhou corpo e ímpeto com a publicação da Carta de Burra em 1998.  Os valores são produtos da mente humana, portanto de caráter subjetivo. Os valores dos bens materiais patrimoniais são formados pela interação entre os sujeitos e os objetos, em um determinado contexto. Os valores podem ser instrumentais, documentais ou simbólicos. Todas as formas de valor são importantes para a conservação contemporânea. Para entender a conservação é preciso compreender que o dano não tem uma definição objetiva, pois aparece como uma característica indesejável dos objetos. A conservação busca manter os significados dos objetos, ao longo do tempo, para pessoas e grupos sociais, logo não é uma atividade independente dos objetivos sociais. A conservação é uma atividade que se apóia em um código ético que traça as diretrizes de intervenção sobre os objetos. Também, a conservação distingue-se como uma atividade de julgamento e decisão e nesse sentido é ligada à sabedoria prática e não à epistêmica. A arquitetura moderna não requer uma teoria da conservação própria, mas traz novos problemas e desafios a teoria existente.
txt58O CECI lança mais um Texto para Discussão de autoria do arquiteto e urbanista, Prof. Dr. Sívio Mendes Zancheti.
Read more...
 

Restauração de azulejos, mosaico e ladrilhos

E-mail Print
There are no translations available.

TXT-capa56 Mais um Texto para Discussão é oferecido à comunidade científica da conservação do patrimônio cultural construído. Trata-se da comunicação Restauração de Azulejos, Mosaico e Ladrilhos – Cases de Gestão de Restauro. Este Texto acaba de ser apresentado pelo arquiteto Jorge Eduardo Lucena Tinoco, no II Encontro Luso Brasileiro de Conservação e Restauração, realizado na cidade de São João Del Rey, em Minas Gerais de 1 a 4 de agosto/2013, pela Universidade Católica do Porto (Portugal) e Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

Read more...
 
  • «
  •  Start 
  •  Prev 
  •  1 
  •  2 
  •  3 
  •  4 
  •  5 
  •  6 
  •  7 
  •  8 
  •  Next 
  •  End 
  • »
Page 1 of 8

Projetos

Baltar Biblioteca

conservar_2

Pátio de São Pedro

plano-diretor

istmo

Leia a revista internacional

CT

Parceria voluntária

Lima_e_Silva_Advogado_e_Consultoria

 

 

 

Elaboração e acompanhamento de projetos de incentivos fiscais oferecidos em âmbito federal, estadual e municipal.

You are here: Home Publicações Textos para Discussão